Tem gente saindo pelo ladrão. Sem blasfêmia, pois o lugar é sagrado. Terreno de fenômeno. O epicentro, a Paróquia São Vicente Mártir, na Victor Silva, Camaquã, na Grande Porto Alegre. O bairro tem cerca de 22 mil moradores. Nas quartas abriga no único espaço. De 800 a 1 mil devotos, esperançosos de desatar os nós que a vida impõe.
Os nós, vistos como metáfora de problema. Simbolicamente, o mesmo que dificuldades. Todas as quartas são os dias da novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Um entre os cerca de 2 mil títulos da Virgem Maria. No Brasil foi batizada de Aparecida.
Não importa a idade, o sexo, a profissão. Cada um tenta desamarrar o seu nó. Jorge, morador do bairro Cavalhada diz:
– Eu tive 10 meses desempregado, vinha todas as quartas pedir bênçãos e consegui.
Testemunhas a favor da santa Desatadora não faltam.
Carlos, com um ar de felicidade comenta:
- Há cerca de um ano, viemos aqui pedir a guarda provisória de nosso neto, semana passada, ganhamos a guarda definitiva dele e ainda complementa:
- E isto sim, foi o maior presente que Nossa Senhora colocou em nossas vidas.
Mas não é tão simples assim:
–Tem que ter fé – avisa o Padre Sérgio Belmonte.
Os Ministros e/ou Leitores carregam cordinhas brancas enroladas com uma rosa entregues aos visitantes. São nove nós em cada pedaço de tecido. Um para cada dia de novena.
Também ajudam nos cânticos.
E assim é feita a Novena Perpétua de Nossa Senhora Desatadora dos Nós em Porto Alegre.
Fiquei muito feliz em saber que a internet está sendo utilizada para este fim. Que Deus abençõe seus criadores e que Nossa Senhora Desatadora dos Nós desate todos os nós para continuidade deste blog e muito mais;
ResponderExcluirAmém
Bentita seja Mãe!